sábado, 8 de novembro de 2014

A CIDADE DE ARARUNA ESTA EM FESTA

ARARUNA COMEMORA NESTE 29 DE NOVEMBRO,60 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVA.


História do Município

Até o ano de 1947, quando foi fundado o Município de Campo Mourão, a região do noroeste do Paraná era formada pelos Municípios de Guarapuava e Pitanga, com o povoamento de Campo Mourão, iniciado muitos anos antes de sua elevação a município, e a colonização de uma das maiores e mais ricas regiões da hinterlândia paranaense. Peabiru foi a segunda comunidade a ser criada na zona do noroeste, por desmembramento de Campo Mourão.
A região, apesar de ser conhecida pelos espanhóis, logo após o descobrimento do Brasil, onde os Padres Jesuítas fundaram e mantiveram, por muitos anos, as célebres "reduções", era ainda quase totalmente desconhecida, servindo de habitat aos aborígenes, principalmente da grande tribo Caigangue, de que ainda existem alguns remanescentes.
Primitivamente foi Araruna conhecida pela denominação do Caminho de Peabiru que, segundo Romário Martins, era uma via de comunicação pré-colombiana a se estender por mais de duzentas léguas, da costa de São Vicente ao Rio Paraná, atravessando os Rios Tibagi, Ivaí e Piquiri, por onde os povos indígenas se comunicavam com o mar e com as regiões mais distantes do ocidente. Os Bandeirantes utilizavam-se do caminho de Peabiru em todas as direções da linha tronco e dos seus ramais. As viagens eram feitas pelo itinerário de São Vicente, Piratininga, Sorocaba, Botucatu, Tibagi, Ivaí e Piquiri, ou, ainda, pelo Tietê, atravessando o Paranapanema, nas proximidades da foz do Pirapó, subindo pela margem deste em direção ao Rio Ivaí até Campo Mourão. Por esse caminho transitaram, no século XVI, numerosas pessoas e expedições. Cabeza de Vaca e seus séquito militar, em 1541, passou por ali, quando em viagem para Assunção, no Paraguai. Em 1549, Johan Ferdinando, vindo de Assunção com destino a Santa Catarina, também seguiu o mesmo roteiro. Os companheiros de Hans Staden, em 1551, cruzaram o caminho de Peabiru; Ullrich Schimidel, em 1553, vindo do Paraguai para São Vicente o Padre Leonardo Nunes, Pedro Correia, João de Souza, Juan Salazar e Espinosa, Cipriano de Goes e Ruy Diaz Melgarejo, este último, governador de Vila Rica do Espírito Santo, cidade fundada pelos espanhóis em pleno sertão do Planalto Oeste do Paraná, pouco depois do descobrimento do Brasil, e muitos outros, atravessaram o território paranaense, pelo antigo Caminho de Peabiru. Citem-se, ainda, Diogo Nunes, na sua viagem ao Paraguai e ao Peru, Braz Cubas e Luiz Martins, que em 1562 vararam trezentas léguas de sertão. Tudo isso antes ou pouco depois de haver Tomé de Souza mandado obstruir, em 1552, o caminho que, da costa de Santa Catarina, ai atingir o Rio da Prata e que era um dos ramos da linha tronco de Peabiru.

Após a entrada dos Jesuítas no território de Guaíra, o Caminho de Peabiru foi dado como sendo percorrido por São Tomé, na sua peregrinação através da América, motivo porque passou a denominar-se Caminho de São Tomé. À margem desse caminho histórico, na região em que outrora se constituiu o território imenso e desconhecido da província paraguaia de Guaíra, nos altiplanos do sertão paranaense, próximo às ruínas das ex-cidades espanholas conhecidas pelas denominações de Vila Rica do Espírito Santo e Ciudad Real del Guairá, destruídas no século XVII pelos bandeirantes paulistas, surgiu um pequeno povoado, que deu origem à atual cidade de Araruna. Naquela época já existia o Município de Peabiru, desmembrado de Campo Mourão, e Araruna formou-se em pleno território comunal de Peabiru, de onde seria desmembrado mais tarde, para se transformar em Município Autônomo. Clasio Felipe Rodrigues (1923)Hipólito Myeskollske (1940), Antonio Rangon (1940),Umbelina Maria de Jesus (1940), Elena Riba Wonsik (1941), Zoraido Cazarin (1942), Angelino e Pedrinha Tonette (1942), Elias Martinazo (1.943) Isidora Primão (1942), Vivina Casarin Maiolli (1943), Luíza Casarin de Oliveira (1944), Paulo Toledo, João Antonio Rodrigues, João Ribeiro, Ernesto Martins Tavare, João Martins Tavares, Sebastião Inácio Faria, José Maria de Faria, Joaquim Emídio de Faria, Amélio Manoel da Silva, Izidoro Pintro (1948), Carlos Pereira de Lima (1949), Iraci Alves (1950), Luiz Antonio Rosa (1950), Alberto Toigo (1951), Antonio de Souza Pereira (1951), Lau Badocco (1951),, Gaspar Luiz Catano (1.951) Abelardo Montenegro (1952), Etelvina Camargo (1952), Francisco Feitosa dos Santos (1953), Thereza Guarido Ryal Zawadzki (1956), foram os primeiros habitantes da localidade. Estes pioneiros, acompanhados das suas respectivas famílias, se instalaram à margem da Estrada da Boiadeira que conduzia para o Pôrto São José e para o Estado de Mato Grosso, e que era um caminho vicinal da antiga história e pequena Estrada de São Tomé.

Estabeleceram-se no alto de uma colina, iniciando, imediatamente, a derrubada da floresta, para a cultura dos cereais próprios da região.
Observando a Inspetoria de Terras, do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado, que o povoado estava progredindo e que devia ter sua obra de urbanização coadjuvada pelo poder público, resolveu incluir no seu plano de urbanização das cidades do interior a nascente povoação de Araruna, cuja denominação foi dada pelo Sr. Sady Silva, funcionário daquele Departamento, em 1951.
Já no ano seguinte a cidade apresentava grande progresso. Colonos procedentes de diversas Unidade da Federação, como, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, etc., começaram a chegar ali, através de Guarapuava, Pitanga, Maringá e Campo Mourão, aumentando, extraordinariamente, as suas atividades. Iniciou-se a cultura do Café, do Algodão, do Arroz e de todos os produtos agrícolas propícios ao clima local, em alta escala.

Em 1952 a cidade contava com uma população estimada em 2000 habitantes e a zona rural, 16000 pessoas.
Gentílico:ararunense

O território onde se encontra o município de Araruna foi palco de inúmeras incursões castelhanas logo após o descobrimento do Brasil, já que, a partir deste período, os padres jesuítas fundaram e mantiveram por longo período suas famosas reduções. Um trecho onde se localiza a sede do município teria sido cortado por um dos ramais do Caminho do Peabiru, uma trilha pré-cabralina criada e utilizada por povos indígenas, que ligava o Chaco no Paraguai ao litoral brasileiro. Em virtude dessa estreita ligação com essa rota milenar, o pequeno e antigo povoado ararunense era conhecido como Caminho do Peabiru.
Mas foi apenas a partir de 1948, com a chegada das famílias de Paulo Toledo, João Antônio Rodrigues, Ernesto e João Martins Tavares, Sebastião Inácio de Faria, José Maria de Faria, Joaquim Emídio de Faria e tantos outros pioneiros que o povoado – inicialmente um sítio demarcado no alto de uma colina – começou a crescer, formando as primeiras lavouras de café e cereais da região.

Por determinação do engenheiro Sady Silva, chefe da 5ª Inspetoria de Terras do Estado do Paraná, o pequeno vilarejo recebeu o nome de Araruna que, em tupi, significa "Arara Negra": nome dado devido à presença de muitos anus-pretos (Crotophaga Ani).

Em 27 de janeiro de 1951, o povoado de Araruna foi elevado à categoria de Distrito Administrativo de Peabiru, pela Lei № 613. Na época, o neo distrito era formado por algumas casas, pela primeira capela dedicada a Santo Antônio e também por alguns estabelecimentos comerciais, como bares e mercearias.
Finalmente, em 26 de novembro de 1954, por meio da Lei Estadual № 253, foi criado o Município de Araruna. A instalação, contudo, se deu em 29 de novembro de 1955, tendo como 

Primeiro prefeito -    Darvino Batista Guimarães  
Legislatura - 1.955 á 1.958


Segundo Prefeito-   Avelino Hanel
Legislatura - 1.959 á 1.963


Terceiro Prefeito-   Evangelista Dal Santos
Legislatura -1.964 á 1.968

Quarto Prefeito-      Antonio de Souza Pereira
Vice Prefeito - Miguel Arcanjo Pinto
Legislatura - 1.969 á 1.972

Quinto Prefeito-      Luiz Zavatin
Vice Prefeito - Wilson Marangom
Legislatura - 1.973 á 1.976


Sexto Prefeito -       Valmor Vicente Vechi
Vice Prefeito - Fernandes Poyer
Legislatura - 1.977 á 1.982

Sétimo Prefeito - Osvaldo Valarini
Vice Prefeito -      Antonio Rorato
Legislatura- 1.983 á 1.988

Oitavo Prefeito - Antonio de Jesus Rorato
Vice Prefeito - Anésio Vargas Neto
Legislatura - 1.989 á  1.992

Nôno Prefeito - Hermes Campos Teixeira
Vice Prefeito - Luiz Zavatin
Legislatura - 1.993 á 1.996

Décimo Prefeito - Antonio de Jesus Rorato
Vice Prefeito - David Carlos do Nascimento
Legislatura - 1.997 á 2.000

Décimo Primeiro Prefeito-  - Renato Toaldo 
Vice Prefeito - Pedro Zawadzki
Legislatura - 2001 á 2004

Décimo Segundo Prefeito - Fabiano Otávio Antoniassi 
Vice Prefeito - Claudemir Brambila
Legislatura - 2005 á 2008

Décimo Terceiro Prefeito - Carlos Carmino Bonato - ano de 2009
Vice Prefeito - Renato Toaldo
Legislatura - 2009 á 2012

Décimo Quarto Prefeito - Fabiano Otávio Antoniassi  
Vice Prefeito - Claudemir Brambila
Legislatura - 2013 á 2016


 CÂMARA DE VEREADORES 
GESTÃO 2013 Á 2014
PRESIDENTE: 
NATANAEL FARIA- BIÊNIO - 2013 á 2014

WELLINGTON AGUIAR SANTANA ( 616 Votos )
CLAUDEMIR AP. FERREIRA DA SILVA)(587 Votos )
WAGNER MALACO ( 571 Votos )
DAVI FAVARO( 529 Votos )
NATANAEL FARIA ( 527 Votos )   
MARIA ÂNGELA DE BRITO ( 483 Votos )
ROBERTO CESAR PIEMONTEZ ( 443 Votos )
DEIVINI ALVES DE SOUZA ( 322 Votos )
NICOLAU GRECO ( 290 Votos )



CÂMARA DE VEREADORES
GESTÃO 2009 Á 2012

PRESIDENTE: 
RÊNE VIEIRA DUARTE - BIÊNIO 2009/2010
ROBERTO CESAR PIEMONTEZ- BIÊNIO 2011/2012

DAVI FAVARO -  ( 791 Votos )
RÊNE VIEIRA DUARTE -  ( 638 Votos )
OLÍMPIO DE OLIVEIRA CAETANO -( 536 Votos )
NATANAEL FARIA ( 506 Votos )
ROBERTO CESAR PIEMONTEZ - ( 429 Votos )
MARIA ÂNGELA THOMÉ DE BRITO - ( 419 Votos )
MARIA APARECIDA DE SILVA - ( 356 Votos )
ANTONIO DONIZETE DO CANTO -  ( 348 Votos) 
NICOLAU GRECO ( 389 Votos )


CÂMARA DE VEREADORES
GESTÃO 2005 Á 2008

PRESIDENTE: 
OLÍMPIO DE O. CAETANO - OLÍMPINHO- BIÊNIO 2005/2008


ÉBER LUIZ DE CAMPOS FURLANETTO - ÉBER ( 513 Votos )
ALMIR ROBERTO DA SILVA - ALMIR ( 490 Votos )
GENÉSIO MARQUES DE SOUZA - GENESINHO ( 467 Votos )
ROMILDO JOAQUIN SOUZA - DR. ROMILDO ( 438 Votos )
OLIMPIO DE OLIVEIRA CAETANO ( 368 Votos )
DINEUZA BAZZO - DINEUZA ( 367 Votos )
NATANAEL FARIA ( 337 Votos )
SAMUEL GONÇALVES - SAMUEL BOIADEIRO ( 324 Votos )
WILSON REBERTI PEDRINI - WILSÃO ( 270 Votos )


CÂMARA DE VEREADORES
GESTÃO 2001 Á 2004

PRESIDENTES: 
OSMAR ESTELLAI-  BIÊNIO 2001/2002
GENÉSIO MARQUES - BIÊNIO 2003/2004

OSMAR ESTELLAI - OSMAR ( 597 Votos )
NATANAEL FARIA - NATANAEL ( 485 Votos )
SAMUEL GONÇALVES - SAMUEL BOIADEIRO ( 415 Votos )
CLAUDEMIR BRAMBILLA ( 400 Votos )
VIRGOLINO FRANCISCO VIANA – VIRGOLINO (396 Votos)
GILBERTO DE AGUIAR SANTANA - AZULÃO ( 385 Votos )
GENÉSIO MARQUES DE SOUZA - GENÉSINHO ( 382 Votos )
HÉRCILIO SERGIO DA SILVA - SARACURA ( 285 Votos )
ALMIR ROBERTO DA SILVA - ALMIR ( 229 Votos )


CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.997 Á 2.000

PRESIDENTES: 
OLÍMPIO DE OLIVEIRA CAETANO-  BIÊNIO 1.997/1.998
GENÉSIO MARQUES - BIÊNIO 1.999/2.000


OLÍMPIO DE OLIVEIRA CAETANO - OLÍMPINHO ( 552 Votos )
OSMAR ELETELLAI - OSMAR ( 518 Votos )
NATANAEL FARIA ( 424 Votos )
HÉRCILIO SERGIO DA SILVA - SARACURA ( 417 Votos )
GENÉSIO MARQUES DE SOUZA - GENÉSINHO ( 404 Votos )
JOSÉ PEREIRA DA SILVA - ZÉ BACARIN ( 388 Votos )
 SAMUEL GONCALVES  (342 VOTOS)
DINARTE SIVIRINO DOS SANTOS - DINARTE ( 275 Votos )
VIRGOLINO FRANCISCO VIANA               (238 VOTOS)


CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.993 Á 1.996

PRESIDENTES: 
ROMILDO JOAQUIM DE SOUZA-  BIÊNIO 1.993/1.994
DAVID CARLOS DO NASCIMENTO - BIÊNIO 1.995/1.996


JOÃO FELIPE ROSOLÉM - JOÃO ROSOLÉM ( 411 Votos )
OSMAR ELETELLAI - OSMAR ( 354 Votos )
DAVID CARLOS DO NASCIMENTO - DAVISÃO ( 345 Votos )
VIRGOLINO FRANCISCO VIANA - VIRGOLINO ( 299 Votos )
ROMILDO JOAQUIN SOUZA - DR. ROMILDO ( 294 Votos )
ELISEO BASUCO - ELEISEO ( 292 Votos )
JOSÉ LUZIA REZENDE - ZÉ REZENDE ( 254 Votos )
LUIZ BATISTA DE OLIVEIRA - BATISTA ( 252 Votos )
NATANAEL FARIA - NATANAEL ( 243 Votos )


CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.989 Á 1.992

PRESIDENTES: 
IZIDORO BARCZYSZYN -  BIÊNIO 1.989/1.990
ROMILDO JOAQUIN SOUZA - BIÊNIO 1.991/1.992



OLÍMPIO DE OLIVEIRA CAETANO- OLÍMPINHO ( 277 Votos )
IZIDORO BARCZYSZYN - ISIDORO ( 276 Votos )
CELSO CAMPOS TEIXEIRA - CELSO PINDUCA ( 276 Votos )
ROMILDO JOAQUIN SOUZA - DR. ROMILDO ( 263 Votos )
JOSÉ HARENAS FILHO - ZÉ HARENA ( 227 Votos )
ALCIRIO DODORICO - ALCÍRIO DA FARMÁCIA ( 215 Votos )
VIRGOLINO FRANCISCO VIANA - VIRGOLINO ( 206 Votos )
CARLOS ROBERTO DA SILVA - CARLINHO PINTINHO ( 175 Votos )
JOSÉ PEREIRA DA SILVA - ZÉ BACARIN ( 172 Votos )


CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.983 Á 1.988

PRESIDENTES: 
ANTONIO DE SOUZA PEREIRA -  BIÊNIO 1.983/1.984

BIÊNIO 1.985/1.986
BIÊNIO 1.987/1.988



GERVÁSIO ZANUTTO - GERVASIO ( 426 Votos )
GERALDO CAETANO - GERALDO GASPAR ( 270 Votos )
HORTÉNCIO MARQUES DA SILVA – HORTENCIO ( 250 Votos )
ALCIDES MOREIRA NIZA - NIZA ( 250 Votos )
BONIFACIO MENDES DE OLIVEIRA - BONIFÁCIO ( 244 Votos )
EUCLIDES RODRIGUES DE LIMA - EUCLIDINHO ( 237 Votos )
ROMILDO JOAQUIM SOUZA - DR. ROMILDO ( 237 Votos )
ANTONIO DE SOUZA PEREIRA - ANTONIO PEREIRA ( 231 Votos )

ANTONIO LAÉRCIO SWAGEN - LAÉRCIO ( 231 Votos) 



CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.977 Á 1.982

PRESIDENTES: 
 -  BIÊNIO 1.977/1.978
 - BIÊNIO 1.979/1.980
BIÊNIO 1.981/1.982


BONIFÁCIO MENDES DE OLIVEIRA - BONIFÁCIO ( 606 Votos )
JOSÉ ANTONIO DO CANTO - ZÉ DO CANTO ( 473 Votos )
JAIME LUIZ MURARO - JAIME MURARO ( 373 Votos )
DENIR AMBROSIO - DENIR AMBROSIO ( 363 Votos )
PEDRO KOCHISKI - PEDRO KOCHINSKI ( 318 Votos )
LUIZ BATISTA DE OLIVEIRA - BATISTA ( 301 Votos )
AUGUSTO BONATO ( 295 Votos )
ANTONIO JUSTINO - ANTONIO CATARINA ( 252 Votos )
CICERO FERNANDES - PROFESSÔR CICERO ( 246 Votos )



CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.969 Á 1.972

PRESIDENTES: 
 -  BIÊNIO 1.969/1.970
 - BIÊNIO 1.971/1.972


ANÉSIO VARGAS NETO - ANÉSIO ( 781 Votos )
ORLANDO FERREIRA - ORLANDINHO ( 512 Votos )
RAMIRO ROSOLÉM - RAMIRO ( 495 Votos )
ISMAEL MANOEL DE OLIVEIRA - ISMAEL ( 432 Votos )
JAIME LUIZ MURARO - JAIME MURARO ( 376 Votos )
JOÃO BORREGO BARBOSA - JOÃO BORREGO ( 352 Votos )
LUCINDO ALVES MACEDO - LUCINDO ( 352 Votos )
HENRRIQUE DA GRAÇA MARTINS - HENRRIQUE ( 307 Votos )
LAURINDO MAIOLLI - MAIOLLI ( 304 Votos )



CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.969 Á 1.972

PRESIDENTES: 
 -  BIÊNIO 1.973/1.974
 - BIÊNIO 1.975/1.976


ZIGMUNDO DUBAY - ZIGMUNDO ( 449 Votos )
AVELINO HANEL ( 406 Votos )
ARMANDO DODORICO - ARMANDO ( 388 Votos )
VALMOR VICENTE VECCHI - VALMOR ( 387 Votos )
FRANCISCO CARLOS ARAUJO WOLFF - WOLFF ( 334 Votos )
PERSIO PIANHO - PERSIO ( 258 Votos )
HENRIQUE DODO CIPRIANO - HENRIQUE DODO ( 233 Votos )
ALFREDO MARTIN - ALFREDO ( 188 Votos )
JAIME MARTINS COELHO - JAIME ( 176 Votos )



CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.964 Á 1.968

PRESIDENTES: 
 -  BIÊNIO 1.969/1.970
 - BIÊNIO 1.971/1.972


ODONELSO BATIATO - BATIATO ( 299 Votos )
ESTEVÃO PEDRO ANTONIASSI - ESTEVÃO ( 218 Votos )
PROVIDÊNCIO CATANÊO - PROVIDÊNCIO ( 185 Votos )
ANTONIO MOREIRA DOS SANTOS ( 180 Votos )
GEHARD HENRIQUE KIRCHESK ( 174 Votos )
LUIZ BATISTA DE OLIVEIRA - BATISTA ( 162 Votos )
JOÃO GASPARINI - JOÃO GASPARINI ( 160 Votos )
LUIZ ZAVATIN - ZAVATIN ( 161 Votos )



CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.959 Á 1.963

PRESIDENTES: 
 -  BIÊNIO 1.969/1.970
 - BIÊNIO 1.971/1.972



FRANCISCO CARLOS ARAUJO WOLFF - WOLFF ( 257 Votos )
ELIZIARIO CAMARGO DE MELLO ( 149 Votos )
EDUARDO DUBAY ( 120 Votos )
AUGUSTO TEZELLI FILHO ( 114 Votos )
ANTONIO TAUNILLI ( 97 Votos )
HENRRIQUE LAVEZZO ( 90 Votos )
MIGUEL ARCANJO PINTO - MILGUELZINHO ( 87 Votos )
NIVALDO BORREGO BARBOSA ( 78 Votos )
MARIO MIGUEZ DE MELLO E FILHO (60 VOTOS)



CÂMARA DE VEREADORES:
GESTÃO 1.955 Á 1.958

PRESIDENTES: 
 -  BIÊNIO 1.955/1.956
 - BIÊNIO 1.957/1.958


ISIDORO DALA ROSA FILHO - ISIDORO ( 86 Votos )
AVELINO HANEL ( 61 Votos )
JOÃO BORREGO BARBOSA ( 58 Votos )
JOAO BRUNETT FILHO ( 55 Votos )
JOÃO MATHEUS TAVARES ( 52 Votos )
DEMÉTRIO CAZARIN ( 62 Votos )
AMÉLIO MANOEL DA SILVA (41 VOTOS)
ERACLIDES ALVES DE GOUVEIA ( 41 Votos )
SEBASTIÃO ALVES DE OLIVEIRA ( 32 Votos )

)









  

Um comentário: