segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Ademar Traiano é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Eleição da Mesa Diretora foi realizada na tarde deste domingo (1º). 
54 deputados estaduais do Paraná tomaram posse antes da votação.


Ademar Traiano (PSDB) é líder do governo na Assembleia (Foto: Nani Gois/Alep)
Ademar Traiano (PSDB) assume o comando da
Casa por dois anos (Foto: Nani Gois/Alep)

Odeputado Ademar Traiano (PSDB) é o novo presidente da Assembleia Legislativa doParaná (Alep). Traiano inicia seu sétimo mandato como deputado estadual, após ter sido líder do governo de Beto Richa (PSDB) nos últimos quatro anos. Ele assume o cargo por dois anos.
O último a ocupar a vaga foi Valdir Rossoni (PSDB) – eleito deputado federal nas últimas eleições. A chapa do candidato foi eleita com 51 votos favoráveis e duas abstenções. Somente o deputado Nelson Justus (DEM), na qualidade de presidente da sessão, não votou.
A sessão para a eleição dos nove deputados para a Mesa Diretora foi realizada logo após a cerimônia de posse dos 54 parlamentares, na tarde deste domingo (1º).
Além do presidente, a Mesa Diretora também será composta por Jonas Guimarães (PMDB) – 1º vice-presidente, André Bueno (PDT) – 2º vice-presidente, Gilberto Ribeiro (PSB) – 3º vice-presidente, Plauto Miró (DEM) – 1º secretário, Ademir Bier (PMDB) – 2º secretário, Adelino Ribeiro (PSL) – 3º secretário, Schiavinato (PP) – 4º secretário e Ney Leprevost (PSD) como 5º secretário.

Em seu primeiro discurso como presidente, Ademar Traiano adiantou que sua gestão terá como prioridades a valorização e profissionalização contínua dos servidores do Legislativo. “Todos serão reconhecidos e prestigiados pelo trabalho que desempenharão - nas comissões, no Plenário, nos cargos de direção e na atuação política”, destacou.
Depois das eleições de outubro, acreditava-se que Ratinho Jr. (PSC) pudesse ocupar a vaga, já que ele foi o deputado mais votado nas eleições de 2014. Entretanto, Ratinho Jr. retomou o comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu). O caminho, então, ficou livre para Traiano.
Ele anunciou também mais investimentos em tecnologia da informação e a criação de novos canais de acesso às ações da Assembleia por parte do cidadão, ampliando a transparência do Legislativo.
Posse dos deputados
Dos 54 deputados empossados neste domingo, 12 são do PSC – a maior bancada da Casa. Em seguida, está o PMDB, com nove deputados, e o PSDB com seis. O DEM e o PDT empataram no número de cadeiras, com quatro para cada. Ratinho Junior (PSC) foi o candidato mais votado, com 300.298 votos.

Ao todo, 33 deputados foram reeleitos. Os demais 21 são novos em relação à legislatura anterior. Assim, a renovação do legislativo estadual para a Legislatura 2015-2018 é de 38,8%.
Os deputados que compõe a bancada de apoio ao governador Beto Richa (PSDB) formam a maioria na Casa. Desta forma, assim como ocorreu no primeiro mandato, o tucano não deve ter dificuldades para aprovar projetos de lei de interesse do governo.
Após uma série de medidas de auteridades, no fim de 2014, a Casa Civil já anunciou que deve enviar ao Legislativo outro pacote de medidas com o intuito de melhorar a condição financeira do estado.

Fonte Do G1 PR
02/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário