segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FERROVIA NORTE-SUL, vai passar por Campo Mourão



Traçado da Ferrovia Norte-Sul é definido e passará por Campo Mourão

Publicado em 23 de fevereiro, 2015 às 17:58

 tn_658_645_8314353
O projeto oficial, sendo o traçado da Ferrovia Norte Sul, foi definido na última semana e passará por Campo Mourão.  O projeto referente ao trecho sul da Ferrovia Norte-Sul, que vem sendo desenvolvido pelo Governo Federal (Ministério dos Transportes), através da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias, atravessará as regiões de Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Pato Branco.

A prefeita Regina Dubay que esteve em audiência com a então ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, em 2013 solicitando que Campo Mourão fosse incluído no projeto, comemora a definição destacando o potencial econômico e agrícola da Comcam – Comidade dos Municípios da Região de Campo Mourão.  Ela lembra que em sua argumentação mencionou o fato de Campo Mourão ser sede de uma das maiores cooperativas do mundo, a Coamo Agroindustrial Cooperativa. Para Regina a inclusão de Campo Mourão foi uma grande vitória, considerando que dentre as três alternativas em estudo, uma delas visava uma rota de Guaíra, Cascavel e Guarapuava, desviando o norte do estado.
Segundo Regina a inclusão de Campo Mourão no projeto, interligando a região no sistema ferroviário garante avanços no processo de escoamento da safra agrícola, bem como produção industrial da região, ao Porto de Paranaguá. “A inclusão de Campo Mourão no sistema ferroviário do país vai aumentar o potencial econômico da região beneficiando o produtor e diminuindo os custos do transporte”, comemora Regina.
O projeto da Ferrovia Norte Sul prevê a construção de 4,5 mil quilômetros de ferrovias ligando o Pará ao Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário